A feira académica, que acontece hoje, sexta-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, numa iniciativa do Instituto Médio Politécnico 23 de Março ajuda a promover o espírito empreendedor entre os estudantes afirmou o director da instituição, Luís Vissunjo.
O director fez essa afirmação quando discursava na cerimónia de abertura da feira tendo referido que o evento, com duração de um dia, tem o objectivo de potenciar a capacidade criativa e inovadora dos estudantes de forma a contribuírem no processo de diversificação da economia do país.
A feira, acrescentou, vai permitir a troca de experiências, desenvolver o espírito criativo, divulgar a disciplina de Empreendedorismo, bem como identificar fontes para a aquisição de financiamento, a fim de produzirem e comercializarem os seus produtos.
“O empreendedorismo hoje é uma oportunidade para o mundo dos negócios que abre-se aos nossos estudantes, principalmente os jovens. Com os problemas financeiros vividos pelo país, provocado pela crise económica, os jovens devem ser criativos e mostrar a sua capacidade para reduzir as dificuldades que passamos”, argumentou.
Por seu turno, o coordenador da disciplina de Empreendedorismo na província do Cuando Cubango, Benjamim Nguejia, lembrou que essa cadeira foi introduzida no programa curricular da região em 2014, em apenas cinco escolas, sendo três do I ciclo e duas do II ciclo do ensino secundário.
Actualmente, precisou, a disciplina é ministrada em mais de 20 escolas dos municípios de Cuchi e Menongue, beneficiando mais de 15 mil alunos.
A provincia do Cuando Cubango está situado no sudeste do país. É limitada a norte pelas províncias do Bié e Moxico, a leste pela República da Zâmbia, a sul pela República da Namíbia e a oeste pelas províncias do Cunene e Huíla. Tem cerca de 670 mil habitantes, e ocupa uma superfície de 199.049 km².
É constituída pelos municípios de Calai, Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Mavinga, Menongue, Nancova e Rivungo. A zona é conhecida como “Terras do Progresso”, devido ao seu potencial económico virgem.