A parte do DNA de todo empreendedor que permite que ele sonhe grande e visualize um mundo onde a sua criação impacte inúmeras vidas e gere riquezas é a única coisa que pode levá-lo ao fracasso. Especialmente nos primeiros dias de trabalho, cada nova oportunidade pode soar como algo que vai mudar tudo a sua voltta.
Muitos fundadores são apanhado neste ciclo de perseguições e iniciativas brilhantes, mas com recursos limitados, e a corrida contra o tempo isso
pode ser muito prejudicial. Veja a seguir, como manter o foco e evitar dilemas clássicos que assolam os empreendedores:

1. Mantenha o foco no caminho que apresentar menor resistência
Existem problemas que são mais difíceis de resolver, mercados que são mais complicados de competir e segmentos de clientes que levam mais tempo para se convencer sobre a sua proposta. Os empreendedores em série sabem disso muito bem. Pode passar meses, até anos, na tentativa de gerar receita para um negócio, e em seguida, iniciar outro empreendimento com dinheiro e clientes nas
primeiras quatro semanas.
O Paypal começou como uma empresa chamada Confinity que permitia que as pessoas enviassem notas promissórias entre Palm Pilots. O mercado não adotou a tecnologia com rapidez suficiente, por isso a empresa se dedicou à criação de um sistema de pagamento voltado especificamente para a web, possibilitando o envio de dinheiro por e-mail para outra pessoa. Era apenas o começo da tendência crescente de consumo online e aumento da popularidade dos sites de comércio eletrónico, como o eBay, fazendo desse público
um alvo fácil para o Paypal.
Principalmente se quiser ganhar receita logo, é fácil cair na armadilha de tentar vender para qualquer cliente. Mas a verdade é que alguns públicos são mais adequados, tanto em termos de oportunidade quanto de custo. Portanto, é mais importante gastar seu tempo com eles. Outros podem parecer promissores, mas nunca se materializarão em receita real. Seguir em direcção ao lado que você acha que provavelmente terá mais força e ignorar
todo o resto é uma distracção;

2. Concentre-se no lugar onde pode construir valor mais rápido
Sobreviver aos primeiros dias significa criar um valor massivo para um segmento de cliente específico cujo problema não foi resolvido. Você pode ter uma visão grandiosa de como sua empresa vai mudar o mundo, mas não vencerá tentando
resolver os problemas de todos.
A Apple não começou com produtos que podiam ser usados por qualquer pessoa – eles foram criados para entusiastas de computação e electrónica. A Amazon nem sempre é um lugar onde pode comprar praticamente qualquer produto imaginável. A gigante do varejo concentrou-se primeiro em inovar
o mercado de venda de livros.
Quase todo o negócio de sucesso começou com produtos de nicho. Descubra uma área em que você pode rapidamente criar valor para seu cliente e que está sendo ignorada pela concorrência. Evite trabalhar em coisas que não são críticas neste sentido;

3. Reconheça quando algo não funciona
Esse conselho parece contrário à ideia de manter o foco num caminho principal, mas é igualmente importante reconhecer quando algo simplesmente não funciona. O empreendedorismo é cheio de altos e baixos, e é verdade que às vezes pode passar meses triturando algo sem ser recompensado. No entanto, se ficar muito tempo sem experimentar “vitórias”, pode ser muito difícil seguir em frente. Pode ser um sinal de que precisa seguir outros caminhos.
É difícil admitir que está errado, especialmente quando se investiu muito para que algo funcionasse, mas é ainda pior se você for forçado a admitir a derrota e fechar o seu negócio por desperdiçar muito tempo em acções erradas.
Se esse for o seu caso mude sua abordagem, seja sua principal oferta de valor, base de clientes-alvo ou canal de aquisição. O esperado é que finalmente comece a ver alguns indicadores positivos.
Simon Sinek sabiamente disse que “a visão é um destino – um ponto fixo no qual focamos todo o esforço. Estratégia é um caminho – um caminho adaptável para nos levar aonde queremos ir”. A sua estratégia mudará à medida que tiver acesso a novas informações.