Nos últimos anos, a utilização de elementos de games num ambiente corporativo é cada vez mais frequente no treinamento de funcionários, a partir de uma técnica denominada gamificação.
“Gamificação é a aplicação da mecânica e do pensamento de games num ambiente diferente, como o mundo corporativo”, explica Karl Kapp, especializado em gamificação aplicada em educação e aprendizagem -e professor na Bloomsburg University of Pennsylvania.
Um dos objetivos da gamificação nas companhias é o treinamento dos funcionários de acordo com a sua função, ao demonstrar como executar melhor as tarefas e aumentar o engajamento.
O foco é ajudar as empresas a transferir a aprendizagem para a prática e a técnica pode ser empregada em qualquer sector e sem restrição de faixa etária e nível de escolaridade.
Com a alta complexidade dos negócios, o nível de informação e conhecimento exigido aos funcionários é elevado. Desta forma, a gamificação pode desenvolver habilidades relacionadas à estratégia e alocação de recursos, o que contribui para um aumento da eficiência. O professor Kapp afirma que a gamificação pode dar a impressão de diversão, de entretenimento, e sim de que está a serviço de um problema específico do negócio.