Apenas superado pelo desgaste natural das peças, o combustível é a segunda maior despesa com as frotas de veículos das empresas. Numa fase de crise do petróleo, melhorar o controlo de combustíveis da frota é essencial para diminuir os custos, sendo que uma das soluções normalmente encontrada e aplicada é construir um bom relacionamento com o fornecedor de combustíveis de forma a aumentar a economia da empresa. A maioria dos problemas entre fornecedores e a frota surge a partir da má comunicação, que prejudica na hora de entender as necessidades da frota e como o fornecedor irá atendê-las.

É fundamental criar linhas abertas de comunicação desde o início. É importante lembrar que as parcerias de negócio mais produtivas envolvem uma via de mão dupla. Não reconhecer isso aumenta o risco de uma experiência negativa.
Uma excelente maneira de controlar o combustível utilizado pela frota e reduzir custos é por meio de softwares de gestão de combustível e de manutenção de frota.
O software ajudará a ter estimativas mais precisas sobre os abastecimentos dos veículos da frota e a traçar planos que, a longo prazo, irão representar uma diminuição eficiente dos custos.
O software de controlo de combustíveis garante outros benefícios como:
1- Comparações de gastos a partir da marca, modelo e rota de cada veículo.
2- Conferir o ranking dos condutores da frota.
3- Identificar quais são as rotas mais económicas.
4- Alertas sobre possíveis desvios que ofereçam maior economia de tempo ou combustível na rota.