As pessoas são a força que move uma empresa. O capital humano é, sem dúvida, o principal pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as acções que fazem uma organização crescer. Trabalhar numa empresa implica conviver com pessoas de opiniões diferentes, objectivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipa seja bem-sucedido.

Uma vez que integra as habilidades dos diversos componentes do grupo, o trabalho em equipa traz resultados muito mais eficientes do que as actividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a efectividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.

O trabalho em equipa também oferece a oportunidade de socialização com os colegas, uma vez que o grupo convive diariamente e sempre é possível aprender e crescer com essa relação.

Habilidades essenciais

1. Saber ouvir - Devido à diversidade de opiniões e pensamentos de cada um, é necessário que a equipa tenha o hábito de ouvir o outro, além de expor seus posicionamentos respeitosamente;

2. Comprometimento - Para que o trabalho realizado pela equipa seja frutífero, é preciso que os membros sejam activos e dispostos a trabalhar juntos para que o objectivo possa ser alcançado;

3. Confiança é a base de tudo -

Essa é a base de todo trabalho em equipa bem-sucedido. Todos os membros têm que confiar piamente uns nos outros, pois, só assim, eles se sentiram livres e confortáveis para dividir informações e opiniões e, principalmente, pedir ajuda quando necessário;

4. Conhecer o funcionamento de toda a engrenagem - No trabalho em equipe, cada membro deve saber o que fazer, o que os outros integrantes estão fazendo e a sua importância para que a tarefa seja concluída com êxito.

O treinamento de trabalho em equipe é uma das melhores formas de optimizar esse processo e alavancar os resultados da sua empresa. A primeira etapa dessa capacitação se resume a exercícios que promovam autoconhecimento dos membros. Com isso, eles irão conseguir entender bem melhor as suas funções e por que são essenciais para o sucesso de todos.