A Siemens e o Governo Federal da Nigéria assinaram, recentemente, um acordo de implementação do Roteiro de Electrificação do país. O acordo tem como objectivos dar resposta a desafios existentes no sector da energia e expandir as capacidades de geração de energia para ir ao encontro das necessidades futuras do país. O documento foi assinado por Joe Kaeser, presidente e CEO da Siemens AG, por Onyeche Tifase, CEO da Siemens Limited, e por Alex Okoh, director-geral e CEO do Bureau of Public Enterprises.
“A assinatura do Roteiro de Electrificação da Nigéria é um marco importante na parceria existente entre a Nigéria e a Alemanha, assim como entre as empresas nigerianas e a Siemens,” disse Joe Kaeser, presidente e CEO da Siemens AG. “A sua implementação reforçará, significativamente, o sector energético da Nigéria, criará milhares de novos postos de trabalho qualificados, e capacitará o país e a sua população para o próximo nível de desenvolvimento industrial e social.”
O sistema energético da Nigéria caracteriza-se por um desequilíbrio entre a geração e o consumo de energia. Apesar de o país ter mais de 13.000 MW de capacidade de geração de energia, apenas uma média de 3.400 MW chega de forma fiável aos consumidores. O fornecimento de energia inadequado resulta em constantes apagões e tem prejudicado o desenvolvimento económico da Nigéria. Para permitir um fluxo livre de electricidade, é crucial eliminar os graves estrangulamentos existentes na rede de transmissão e distribuição de energia.