O marketing é uma área que tem crescido muito nos últimos anos, e a sua expansão se deve principalmente à maneira como os consumidores buscam actualmente os serviços e produtos. Levar o público a se interessar por uma marca tem sido um desafio enfrentado por milhares de empresas no mundo todo. Justamente por isso é que elas precisam de profissionais de marketing qualificados que possam cumprir essa tarefa com excelência.

Função principal


A principal função dos especialistas em marketing é usar os seus conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa. Eles são o responsáveis pela criação de estratégias que tornam um produto ou serviço mais atraente para o seu público-alvo, isso de uma maneira inteligente para atrair e não repelir os consumidores. Além disso, são responsáveis solidificação do nome da empresa, levando-o directamente para as pessoas que precisam dos seus serviços.
Entre as funções desses profissionais estão também a de analisar o mercado e o seu cenário socioeconômico, estudar o seu público e o comportamento dos consumidores da marca.

Perfil dos profissionais


No que diz respeito ao perfil dos profissionais de marketing, fica claro que estes devem ser criativos, atentos, comunicativo e estrategas. Para tal, precisam conhecer as novas tendências da sua área e, principalmente, aplicar a ética. Outras características bem solicitadas no mercado são as de que esses profissionais tenham um espírito de liderança, mente aberta, habilidade de criar novos produtos, independentemente do segmento em que actuam, e que sejam pessoas bastante enérgicas, que buscam mudanças e
conhecimento continuo.

Habilidades básicas


O maior desafio que o Marketing enfrenta é mudar a percepção da alta direcção e da área de vendas a respeito do seu papel. O problema é que na maioria das empresas a contribuição do Marketing tem sido no mínimo questionável. Infelizmente, a falta de mão-de-obra capacitada, sobretudo em Marketing digital ainda deida muito a desejar. Se a sua empresa ainda não possui uma área de Marketing que possa realizar todas essas tarefas com proficiência, terceirize. É mais barato, rápido e confiável.
Agora, se a equipa tem as habilidades e conhecimentos necessários, precisa demonstrar valor fazendo uso das novas tecnologias, novas abordagens e métodos de mensuração. Por isso, abaixo seguem as 6 habilidades básicas para os profissionais de Marketing de sucesso:
1. Saber contar uma estória – Uma das formas mais actuais baseia-se em contar estórias que explicam a marca, os seus produtos e serviços. O profissional de Marketing precisa criar conteúdo atrativo, utilizando as mais diversas técnicas para capturar a atenção e engajar os leitores através de uma narrativa bem escrita e envolvente para construir a tomada de consciência a respeito de um problema, mostrar as opções para resolvê-lo, fornecer dados sobre o sucesso na resolução desse problema, e detalhar os benefícios para o cliente;
2. Construir relacionamentos personalizados - os medias sociais permitem escalonar o que sempre fez em eventos face a face e por telefone. A arte do relacionamento é mais importante do que nunca. O Marketing precisa usar a personalidade para construir as comunidades em torno das suas marcas, produtos e serviços.
De acordo com um relatório de 2011 da Forrester, o comprador médio é influenciado por mais de sete fontes durante o processo de tomada de decisão de compra. É preciso personalizar as suas campanhas baseadas em comportamentos de compra e preferências específicas em tempo real, através de múltiplos canais;
3. Compartilhar a missão com as outras áreas - é importante envolver os principais tomadores de decisão conforme constrói o seu plano de Marketing. Vendas e Marketing não podem funcionar em silos. A visualização das suas campanhas e compartilhamento dos seus objectivos pode ajudar a melhorar a colaboração, que não só aumenta a transparência, mas também o alcance e o desempenho;
4. Gerar engajamento - uma vez que os seus clientes, prospects e colegas estejam à bordo, é preciso garantir que o nível de engajamento deles cresça. Fortaleça a sua posição de autoridade. Dê conselhos verdadeiros, tanto no aspecto tático como estratégico. Olhe para o ciclo de vida do cliente e mantenha os seus colegas motivados com atualizações sobre os resultados, incentivando para que haja apoio interno contínuo para as suas campanhas;
5. Automatizar processos - a tecnologia possui um papel de destaque no mix de Marketing moderno. O meio está a mudar tão rápido que os profissionais precisam automatizar os processos, a fim de acompanhá-los. Isso economiza tempo, elimina o tédio de tarefas repetitivas, fornece dados ricos sobre o que está funcionando e o que não está, mostra exatamente o que é um prospect engajado e comprova o valor do Marketing;
6. Utilizar métricas atreladas ao ROI – se ainda está a medir a contribuição de Marketing baseado apenas em cliques, visitas e visualizações, enviando para vendas cada contacto que preenche um formulário, entrega um cartão de visita num evento, está a prestar um mau serviço para o Marketing. Hoje em dia a direcção da empresa espera que se informe a qualidade e o volume de leads a ser entregue para vendas, a propensão desses leads serem convertidos
para o pipeline de vendas.