Ondjiva - Vinte e três milhões, 370 mil kwanzas foram disponibilizados durante o ano transacto pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) para implementação do programa “Crédito Jovem” a nível dos municípios do Kwanhama, Ombadja, Kahama e Namacunde, na província do Cunene.

De acordo com o chefe de departamento provincial da Juventude no Cunene, Atanásio Ndiliandike, que falava hoje à Angop, o valor disponibilizado beneficiou 234 jovens agrupados de 52 cooperativas dos sectores de prestação de serviços, comércio e agro-pecuária.

Segundo informou, o programa implementado pelo ministério de tutela tem como objectivo apoiar os jovens mais carentes, ajudando-os a promover iniciativas de auto-emprego, minimizando, deste modo, as dificuldades económicas da juventude e combater a pobreza e o desemprego.

Quanto às modalidades de reembolso dos valores solicitados, Atanásio Ndiliandike, salientou, a maioria dos beneficiários está a cumprir, uma vez que das 52cooperativas financiadas apenas nove não estão a honrar os seus compromissos.

Anunciou ainda que para a terceira fase do projecto, estão criadas já 18 cooperativas compostas por 89 jovens que irão beneficiar de acção formativa denominada “Como iniciar a sua empresa”, com monitorização do INAPEM para posterior financiamento pelo BPC.

Enquadrado no programa “Angola-Jovem” do Ministério da Juventude eDesportos, em parceria com Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e Banco de Poupança e Crédito (BPC), o projecto, visa apoiar osjovens mais desfavorecidos, através da promoção de iniciativas de negócio.