O marketing de conteúdo é uma maneira de engajamento com o seu público-alvo e fazer crescer a sua rede de relacionamentos e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes se valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Por isso, o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar no meio da concorrência, que já lá está. Para isso, é precisa adoptar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, sendo o principal elemento de uma estratégia de Inbound Marketing. Uma das principais é o marketing de conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores
especialistas do mundo.
Para falar dos benefícios e da importância do marketing de conteúdo, é fundamental entender antes o que é a metodologia inbound, que é qualquer estratégia de marketing que busca a captação do interesse das pessoas de forma
não invasiva ou interruptiva.
Ao contrário das propagandas agressivas que lançam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, o seu objectivo é atrair o público subtilmente, fazendo com elas venham até a sua empresa no tempo delas e dêem permissão para que passe a sua mensagem. Por isso o inbound também é chamado
de marketing de atracção.
Para conseguir fazer isso, o inbound se baseia em quatro pilares: Atrair: por meio de conteúdo relevante, o inbound atrai visitantes interessados no negócio; Converter: o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio; Vender: Este é o momento de mostrar que sua solução
é a melhor e fechar a venda;
Encantar: a relação entre a sua empresa e o seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente.