O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos tempos. Não há mais espaço para empresas que insistem em vendas forçadas, anúncios invasivos e interruptivos.
Com a Internet, o público busca o conhecimento. As pessoas procuram analisar as suas decisões antes de tomá-las, seja com pesquisas, como com opinião de outros consumidores. No meio dessas mudanças, uma grande estratégia se demonstra: o marketing invisível.
Podemos entender o marketing invisível como uma estratégia para promover um produto ou serviço sem parecer um anúncio. É uma forma sutil de demonstrar um item aos consumidores e avaliar a resposta aproveitando as oportunidades do mercado.
É claro que, se o marketing invisível é capaz de aumentar as vendas, essa pode ser considerada a maior vantagem. Mas há outros benefícios por trás dessa estratégia. Vejamos:
testar a reacção dos consumidores com novos produtos; atrair a atenção dos usuários para a marca; utilizar ideias de forma amigável e aumentar a visibilidade da marca.
Agora que de conhece algumas vantagens dessa técnica, deve estar a se perguntar como utilizá-la:
1. Uso de conteúdo - o marketing de conteúdo é uma excelente forma de passar conhecimento ao público. Os consumidores buscam informações para chegar até a decisão de compra.
Então, quando se disponibiliza esse conhecimento, com um blog, por exemplo, a sua marca se torna uma referência no mercado e consegue atrair o público para vendas futuras, sem utilizar anúncios directos. Crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo, invista no conhecimento.
2. Interações em grupos - Actualmente, há várias ferramentas que promovem a interação entre as pessoas. As redes sociais e aplicativos de mensagens são exemplos. Nessas interações há muita troca de informação — pessoas que buscam uma opinião sobre uma marca, conhecimento sobre um produto. Participe dessas interações para atrair os potenciais clientes para um ambiente estratégico, como o site da empresa;
3. Postagem nas redes sociais -
As redes sociais já têm um lugar de destaque nas estratégias das empresas. Isso é um facto. Elas criam grandes oportunidades, inclusive para interação em grupos, destacado no item anterior.
Elas podem ser usadas para promover o engajamento dos consumidores com a marca. Sem um pedido directo, pode conseguir que um cliente dê sua opinião sobre um produto em sua página, influenciando na decisão de novos consumidores.
Esteja presente nas redes sociais, acompanhe e interaja com o seu público.
Como vimos, o marketing invisível é uma estratégia bastante interessante, que tem o objectivo de mostrar uma ideia ou produto sem parecer um anúncio, de forma bem amigável.
Essa técnica é bastante utilizada pelas empresas e está presente no nosso dia-a-dia. Os benefícios dessa utilização vão desde o aumento das vendas até testes de aceitação do público.
Para criar boas campanhas, invista em marketing de conteúdo, promova e participe de interações em grupos e seja activo nas redes sociais.