O desejo é introduzir marcas e conceitos de maneira natural, que não se pareça com anúncios tradicionais.
Diversas alternativas como panfletos e anúncios na televisão parecem perder a força. A partir disso, entendeu-se que uma forma de anunciar e obter resposta é fazê-lo de forma diferente. Isto é, um anúncio sem a cara de anúncio. Assim, além do consumidor não evitar ver o que está a ser veiculado, ele pode achar interessante.
Dessa forma, o marketing invisível ou oculto veio para falar coisas sem realmente dizê-las, mostrar sem “esfregar” o produto no rosto do consumidor ou seja, uma propaganda em que muitos consumiriam sem notar. Afinal, nos últimos tempos, é mais simples atrair a atenção do usuário a partir de comentários ou recomendações de amigos do que utilizar grandes veículos para propagá-lo.
Depois disso tudo, podemos dizer que o marketing oculto se trata de acções discretas para divulgar um produto ou um serviço sem que o cliente note que é uma publicidade. Para isso, utiliza-se situações de conhecimento do público para veiculação sem que um anúncio formal seja feito. Algumas das acções podem ser vistas em novelas, filmes e, principalmente, nas redes sociais. Em todas elas as pessoas aparecem com aquilo que a empresa deseja divulgar, como se fossem de facto consumidores.
A principal vantagem e motivo para sucesso desse tipo de marketing está na facilidade de empregar ideias e produtos de uma determinada empresa de forma amigável aos consumidores, diminuindo as barreiras que um anúncio tradicional poderia ter.

Como fazer
Produzir material rico é uma boa forma de mostrar a sua mensagem, os seus produtos e os seus serviços sem que eles nem apareçam nas publicações. Atracção de clientes com base no funil de vendas como uma estratégia ideal. Inicialmente, a pessoa entrega as suas informações em troca de algum material rico.
A partir disso, diversos contactos são feitos com o intuito de demonstrar a importância dos produtos ou dos serviços que são comercializados pela empresa. Aqui, o desejo é convencer o leitor de como algum problema pode ser resolvido a partir de soluções previamente estabelecidas pela instituição.
A interacção em grupo é também crucial, demonstrando ser uma pessoa confiável e de entendimento sobre o que fala. O objectivo é encaminhar os outros participantes para os sites da sua empresa sem que eles nem mesmo saibam. Para fazer isso, quando for possível, linke os seus comentários com publicações existentes para que as pessoas encontrem os seus materiais.