A lógica da maximização de lucros implica que a função oferta da empresa competitiva tem de ser uma função crescente do preço do produto e a função demanda de cada factor tem, de ser uma função decrescente do seu preço. Algumas pessoas acreditam que o objectivo da empresa é sempre a maximização do lucro. Para alcançar essa meta, o gerente financeiro tomaria apenas as acções que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros esperados pela organização. Para cada alternativa considerada, deve ser seleccionado a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado.

Cálculo de lucros
O cálculo do lucro da acção nas sociedades anónimas obtem-se dividindo o total do lucro do período disponível para os accionistas ordinários da empresa, pelo número de acções ordinários emitidas. Desse modo, a riqueza dos proprietários das sociedades é mensurada pelo preço das acções, que por sua vez é baseado no tempo de retorno dos resultados (fluxos de caixa), na sua magnitude e risco.

Assim, segundo divulgaçãoLawrence Gitman no seu livro Princípios de administração financeira – essencial: “Quando se considera cada alternativa de decisão financeira, em termos do seu impacto no preço das acções da organização, os administradores financeiros devem aceitar somente aquelas acções que aumentem o valor esperado da acção”, alerta.

No caso, o lucro-rendimento do capital investido em actividades produtivas. As receita-produto de vendas de uma empresa dado pelo número de unidades vendidas multiplicados pelo número de vendas e custos-preço pago pela aquisição ou produção de um bem, devem ser tidas em conta.

Maximização do lucro
O nome dispensa a maiores das definições, aumentar, potencializar os lucros da empresa seja a curto ou longo prazo segundo a teoria neoclássica é o maior objectivo de uma empresa. O lucro total tem a sua representação gráfica, assim, o lucro total é igual à receita total menos custo total. Analisada a possibilidade de maximizar o lucro deve-se procurar um nível de produção para o qual a diferença positiva (+) entre a receita total e custo total seja a maior possível.

Obtém-se como dado então a ser analisado a receita marginal (RMG) que corresponde ao valor que é acrescido à receita total quando essa empresa vende uma unidade a mais do seu produto. Também, o custo marginal (CMG) é o acréscimo do custo total da empresa quando esta produz uma unidade adicional no seu produto.