A gestão por competência é um programa que define perfis profissionais em função da produtividade e da adequação destes perfis ao negócio, identificando os pontos fortes e fracos, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objectivamente mensuráveis.

A gestão por competência representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planear, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional) e as competências necessárias para alcançar os seus objectivos.

O especialista brasileiro Ricardo Mendes explica que para compreender o conceito de gestão por competência é preciso saber a definição de competência, com base na tríade conhecida por CHA, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes.Neste contexto, conhecimento tem a ver com a formação académica, a habilidade está ligada à prática, à vivência e ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos do profissional.

A proposta da gestão por competência é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.