Os levantamentos e pagamentos nos terminais automáticos lideram as principais movimentações verificadas no periodo de janeiro e Agosto deste ano

O volume de transacções nos Terminais de Pagamento Automáticos (ATMS) atingiu, de Janeiro a Agosto de 2010, um valor de 146 mil milhões de Kwanzas, equivalentes a 1,5 mil milhões de dólares. Os dados constam de um relatório divulgado pela Empresa Interbancária de Serviços (EMÌS) a que o JE teve acesso.

A empresa gestora de terminais de pagamentos de Angola salienta que a menor taxa de movimentação coube ao mês de Janeiro com 17,2 mil milhões de Kwanzas, equivalentes a 187 milhões de dólares, enquanto a maior registou-se em Julho no total de 24,4 mil milhões de Kwanzas, correspondentes a 265 milhões de dólares.

Já no capítulo dos Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA) registaram-se ligeiras subidas nas transacções efectuadas no período entre Janeiro e Agosto. O menor registo coube ao mês de Janeiro com 2,4 mil milhões de kwanzas, cerca de 26,7 milhões de dólares, ao passo que o mês de Julho com 3,6 mil milhões de kwanzas, equivalentes a 39,8 milhões de dólares, ficou com o maior registo.

Outro indicador importante apresentado pela EMÍS refere-se ao aumento significativo do número de caixas automáticas que passou dos iniciais mil e vinte nove para os mil cento e setenta e dois, um aumento superior a quarenta caixas. Estes números são de longe superadas no sistema de Terminais Pagamento Automático (TPA), que passou dos anteriores sete mil, setecentos e trinta e seis para os dez mil, trezentos e setenta e oito em finais de Agosto.

Além destas operações tradicionais, as caixas electrónicas também disponibilizam como serviços correntes; as consultas de saldos bancários, do número internacional bancário (IBAN), pagamento de serviços multichoice, recargas telefónicas e transferências inter-bancárias.

Actualmente, o sector bancário tem em actividade 1,9 milhões de cartões multicaixas e registou no período em análise 4,9 milhões de transacções nos multicaixas e 420 mil em terminais de pagamento.

Leia mais sobre outras noticias na edição impressa do Jornal de Economia & Finanças desta semana, já em circulação