O aumento de informações registadas em bases de dados electrónicas e a possibilidade de acesso directo às mesmas alimentam a produção de conhecimentos, gerando uma proliferação de novas informações.
O computador é o centro de todas as novas tecnologias, uma vez que multiplica a capacidade mental do ser humano e acelera a produção de novos saberes.
Paralelamente a esse processo e graças ao avanço tecnológico, multiplicam-se os estudos informacionais.
Nas décadas de 1970 e 1980, a administração tornou-se foco de interesse por parte das empresas. Ainda por volta dos anos 70, ao mesmo tempo em que se desenvolviam os bancos de dados, reconhecia-se claramente o valor da informação como meio para melhor explorar oportunidades. Ao longo dos anos 1980 e início de 1990, os estudos da área de gerência de Recursos Informacionais prevaleceram, tendo como objectivo a “administração eficaz da informação e tecnologias associadas, visando a utilização estratégica das mesmas, para que a organização alcance vantagem competitiva no mercado”.
Dos anos 90 em diante, o papel da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea tem sido inquestionável e, ao ser analisado pelos estudiosos da área de negócios, revela o seu carácter pragmático.
A gestão da informação tem-se desenvolvido em direcção à Gestão do Conhecimento, sendo considerada uma importante estratégia utilizada pelas organizações na busca da sua excelência. A Gestão do Conhecimento envolve tanto a gestão de competências individuais (capital humano) quanto à gestão do capital estrutural, definido como conhecimento estruturado sob a forma de bancos de dados, redes de computadores, relatórios, patentes, etc.
A Gestão do Conhecimento é uma excelente ferramenta para empresas envolvidas com reconhecimento ISO ou em processo de certificação. Com ela, todas as informações importantes são disponibilizadas de acordo com padrões internos da empresa. Com uma maior flexibilidade de gerenciamento e uma rápida transferência de dados é possível que um alto volume de conteúdo seja actualizado.