A importância relativa dos objectivos de desempenho sobre qualquer operação produtiva sofre influências diferentes e três factores são especialmente importantes na determinação dos objectivos de desempenho. São eles:
As necessidades específicas dos grupos de consumidores da empresa.
As actividades dos concorrentes da empresa.
O estágio do ciclo de vida do produto.
De todos os aspectos que influenciam a prioridade que uma organização dá aos seus objectivos de desempenho, os mais imediatos são os dos consumidores da organização. A produção procura satisfazer os clientes, desenvolvendo cinco objectivos de desempenho.
Se os consumidores valorizam especialmente produtos e serviços de baixo preço, a produção dará ênfase ao seu desempenho em custos. Se os consumidores insistirem em produtos ou serviços isentos de erros, a produção concentrará o seu desempenho na qualidade. A ênfase dos consumidores em entrega rápida tornará o critério velocidade importante para a produção, ao passo que ênfase em confiabilidade de entrega tornará o critério confiabilidade importante. Se os consumidores esperam produtos e serviços muito inovadores, a produção deverá proporcionar alto grau de flexibilidade para conseguir inovar para os seus consumidores antes dos concorrentes. Analogamente, se uma ampla gama de produtos e serviços for exigida, a produção precisará de ser suficientemente flexível para prover a necessária variedade sem custo excessivo.
Os factores que definem as exigências dos clientes são chamados: factores competitivos ou factores críticos de sucesso.
Os clientes têm claramente uma influência importante na prioridade dos objectivos de desempenho de uma operação produtiva, mas não são os únicos.CC