O economista Carlos Mango disse ao JE que para ser um bom empreendedor é preciso ter confiança no seu negócio e estar pronto para buscar o sucesso por um caminho que nem sempre é fácil.
Existem algumas características que são atribuídas aos empreendedores de sucesso e os engraxadores estão neste grupo. Dentre estas características, destaca-se a capacidade do empreendedor estabelecer metas e ser  persistente.
 Além destas, é importante que o empreendedor goste do ramo de actividade em que pretende iniciar o negócio. Segundo o especialista,  empreender individualmente é mais simples que começar uma empresa ainda que seja de pequeno porte.
Tudo porque o micro-empreendedor individual exige menos burocracia para ser legalizado, pois representa menor custo em impostos e não necessita da contratação de trabalhadores, aluguer de grandes pontos comerciais ou complexas manobras operacionais. Porém, empreender é sempre um desafio. Ainda que as chances de alcançar o sucesso sejam fortes, é preciso estar preparado para obstáculos no caminho.
“É preciso gostar o que fazemos por exemplo, engraxar sapatos é necessário também não basta querer dinheiro”, disse.
O economista alerta para um maior apoio às pequenas profissões por constituir a sobrevivência de muitas pessoas.
“São as pequenas profissões que geram muita riqueza em muitos cantos do mundo. Temos de aumentar o apoio para crescer e criar um ambiente de trabalho eficaz”, frisou.
A criação de políticas que possam incentivar, atrair muita gente na prática de pequenos negócios são outras medidas avançadas pelo economista.
Desta forma, muita juventude pode deixar de envolver-se em delinquência e reduzir de igual modo o desemprego.
“Este papel envolve toda a sociedade, não se pode esperar que o Governo faça tudo. É errado”, disse.