O alinhamento entre os sectores de venda e de marketing é essencial para que uma empresa possa crescer e aumentar os lucros. Com base nesta situação, criou-se o conceito de smarketing.

O que é o smarketing?
É a soma de duas palavras: “sales” (do inglês, vendas) e “marketing” e representa a importância dessas duas áreas — que muitas vezes parecem trabalhar uma contra outra —, em trabalharem juntas em prol de um único objectivo: aumentar as vendas e consequentemente o lucro das empresas.
Em resumo, os objectivos do smarketing são eliminar as barreiras entre os sectores, optimizar os processos de venda e somar forças em busca de melhores resultados.

Quais são os benefícios?
Muito, além de apenas aumentar o lucro, o emprego do smarketing gera uma maior integração entre os sectores de marketing e vendas, o que acaba por optimizar processos, reduzir custos, facilitar o alcance de metas e colocar um fim na eterna rixa entre os sectores.

Como implementar o smarkting O primeiro passo é determinar objectivos em comum para os dois sectores — vendas e marketing.
Após a determinação dos objectivos e metas, é necessário que se realize um processo de imersão: a equipa de marketing precisa entender profundamente os processos e o grupo de vendas precisa entender os processos de marketing. Somente por meio dessa compreensão mútua é possível alcançar o sucesso.
A adopção desse sistema faz com que os dois sectores trabalhem com uma base de informações única, permitindo atender, entender e se relacionar com seus clientes em tempo real.