Os líderes mundiais e CEO de renome são, provavelmente, as primeiras pessoas do Fórum Económico Mundial, que começou esta semana, em Davos, na Suíça, a conhecerem o que vai mudar no mundo da tecnologia este ano. Embora seja mais provável que os presidentes de alto escalão ponderem sobre questões globais urgentes, isso acontece porque as manchetes dos principais veículos de comunicação do mundo cobrem apenas uma pequena parte de tudo que acontece por lá. É menos provável ler sobre os líderes de pequenos grupos empresariais que participam da reunião a cada ano. No entanto, essas lideranças emergentes de várias indústrias estão em pleno vigor. Um bom exemplo de como os inovadores em ascensão estão incluídos no evento anual está nos Pioneiros da Tecnologia.

Pioneiros da Tecnologia
Os Pioneiros da Tecnologia estão na fronteira da inovação, a trazer novas ferramentas e usos de recursos para o mundo. Eles são seleccionados por um comité de especialistas com base na inovação, impacto e liderança. Todos eles são de empresas independentes que usam os recursos disponíveis de forma revolucionária. Como o sector evolui rapidamente, a discussão com várias partes interessadas é essencial para garantir que todos possam imaginar e criar um futuro desejado por meio do qual a inovação ajude a tornar o mundo mais inclusivo e sustentável. Essas novas tecnologias já causam impacto nos negócios e na sociedade, mas essa influência deve crescer substancialmente nos próximos anos. Temos visto pioneiros do passado chegarem ao topo das suas indústrias e tornarem-se líderes em negócios globais – companhias como Google, Kickstarter, Airbnb, Twitter, Spotify, Bloom Energy e Foundation Medicine.

Quem participa
Os pioneiros vêm de todo o mundo. São líderes empresariais na fronteira de muitos campos tecnológicos, como inteligência artificial, robótica, blockchain, impressão 3D, segurança cibernética e genómica. Dessa forma, eles representam diversos negócios, além de ter uma liderança diversificada. Mais da metade são de fora dos Estados Unidos, com vários de muitos dos mercados emergentes, e uma em cada três das empresas da lista Pioneiros da Tecnologia 2018 é liderada por mulheres.