Essa decisão define os níveis mais adequados para a manutenção dos stocks com foco na protecção dos principais interesses da empresa, o que evita a fragilidade em meio à competição acirrada. Esse controlo permite análises históricas que auxiliam na definição da política de aprovisionamento da indústria.

É importante ressaltar que optar pelo stock mínimo pode causar riscos a determinados segmentos — uma questão pouco trivial na maioria dos sistemas produtivos. Cada indústria pode usar essa política como protecção em relação à concorrência: ou seja, os stocks podem ser reduzidos, desde que atendam às necessidades estratégicas da companhia.

Programação da produção

É a capacidade de alocar actividades produtivas de acordo com a prioridade da organização. Isso ajuda a evitar ociosidade dos recursos produtivos, que são escassos, principalmente nas pequenas e médias empresas.

A programação da produção deve respondê-las considerando os critérios de priorização do negócio.

Acompanhamento da fábrica em tempo real Saber em que etapas do processo produtivo estão as suas ordens, acompanhar o recebimento de pedidos de compra e de entender quem está fazendo o quê com que recurso a cada momento são tarefas directamente ligadas ao controlo da produção.

É importante, então, ter ferramentas que forneçam informações confiáveis e actualizadas do chão de fábrica, principalmente para tomadas de decisão a curto prazo. O histórico dessas informações permite o planeamento para médio e longo prazos. Entender os principais problemas na fábrica e o que fazer quando eles ocorrerem é essencial para a produção.

Cumprimento dos prazos

É necessário ter a capacidade de cumprir o acordo comercial de entrega do pedido ou serviço dentro do período estimado. Muitas vezes, a área comercial estabelece prazos competitivos sem nenhuma indicação real da produção.

Cada pedido com prazos piores que os anteriores acaba criando uma bola de neve na produção. Assim, ordens que por padrão, deveriam ter prioridade máxima, na prática podem ficar impossíveis de priorizar.