O serviço pós-venda joga um papel preponderante na fidelização do consumidor, indica o sítio cibernético “Conta azul”.

De acordo com o sítio,  uma boa pós-venda mantém clientes fidelizados e deve ser tão bem cuidada quanto a conclusão do negócio.

Segundo indica, ao manter um bom atendimento ao cliente, segurança, acompanhamento até a viatura em caso de um número considerável de compras, o cliente percebe a seriedade e a importância que a empresa dá aos consumidores e cria uma relação mais sólida e fidelizada. Para os consultores do sítio “Conta azul”, de nada adianta encontrar os melhores fornecedores e produtos, divulgar a sua loja e garantir a compra se o serviço pós-venda deixar o cliente sentir-se insatisfeito.

A qualidade no atendimento é fundamental para fidelizar clientes e manter a credibilidade e reputação da sua empresa.

“Ofereça uma assistência de qualidade em todas as etapas do negócio, não perca clientes em função de descuidos que podem ser facilmente evitados e saiba aproveitar críticas e sugestões para alavancar o seu negócio”, sugere especialista.

Por outro, é importante manter a seguinte máxima “encante seu cliente e tenha sucesso”.

Para estes consultores, o serviço pós-venda está dividido em duas partes, pós-venda activo e receptivo. Eles ressaltam a importância destas ferramentas para um melhor atendimento ao cliente.

Segundo os mesmos, em ambos, o objectivo principal é manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança e credibilidade em relação à empresa.

Já no serviço pós-venda activo, o lojista entra em contacto com o comprador alguns dias após a compra para solicitar informações a respeito da satisfação em relação ao produto e ao atendimento, além de descobrir-se pontos que podem ser melhorados.

Por outro lado, é um bom momento para solicitar autorização para entrar em contacto sempre que surgir algum lançamento, promoção e colocar-se à disposição para sanar quaisquer dúvidas.

Para os especialistas, embora muitos vendedores tenham certa implicância em relação ao pós-venda receptivo, ele pode se tornar uma ferramenta fundamental para verificar falhas no atendimento. Neste tipo de pós-venda devem ser disponibilizados canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões.

Reclamações
Invista em ferramentas de análise do nível de satisfação do consumidor em relação aos produtos, ao atendimento e recebimento, por meio de formulários de comentários e canais abertos para sugestões. Oferecer formas simples de obter feedback dos clientes ajuda o vendedor a perceber eventuais falhas no processo. A manifestação de insatisfação de um cliente pode ser o primeiro passo para melhorar as estratégias do negócio e aumentar as vendas.

Por via disso, os especialistas recomendam uma série de requisitos a obdecer tais como:
- Compreenda bem qual é o motivo da crítica e esclareça quaisquer pontos que possam ter ficado confusos. A partir disso, busque a origem do problema no fornecimento e formas de minimizá-lo. É preciso entender o que o cliente espera da sua loja e avaliar se a solicitação pode ser atendida.

- Não deixe nenhum cliente sem resposta e manifeste-se de forma rápida. Após receber uma reclamação, sempre busque formas mais ágeis de entrar em contacto com o cliente, ainda que a solução do problema não possa vir de forma imediata. É importante que o consumidor perceba que o atendimento cuidadoso permanece mesmo após a transição comercial.

Os consultores da “Conta azul” aconselham o seguinte aos empresários “Jamais ignore uma crítica, ainda que você não concorde com ela”. Para estes, além disso, agradeça sempre que receber um comentário positivo. Qualquer opinião sobre o seu negócio deve ser valorizada. Demonstre que você está disposto a ouvir e resolver o problema.

Proponha soluções
Após entender bem o problema, proponha soluções eficientes para atender a demanda de forma personalizada e de acordo com as preferências do cliente. Evite a todo custo fazer promessas inviáveis para não aumentar ainda mais a insatisfação de quem comprou com você. Cumpra todos os prazos e condições estabelecidas e actue sempre com profissionalismo e comprometimento.

Quem tem uma reclamação atendida de forma rápida e eficaz tem muito mais chance de tornar-se fidelizado. Um pós-venda atencioso pode ser o primeiro passo para conquistar novos clientes e estimular os antigos a indicar sua loja para novos e potenciais compradores.