Para desenvolver uma equipa assim, é importante investir em múltiplas ferramentas de gestão, que vão desde propósitos inspiradores até reuniões de brainstorming. Pensando nisso, criamos um post com 4 dicas para ter processos inovadores e equipas engajadas:
1. Crie um propósito inspirador para o negócio - o propósito de uma empresa deve ser algo grande e inspirador, e não se limitar a sua estrutura física e objectivos financeiros. Quando o único objectivo de um negócio é a lucratividade, deixa de engajar os seus funcionários e clientes. Para criar um propósito eficiente, deve pensar em grandes problemas que a sua empresa pode ajudar a solucionar;
2. Aprimore o diálogo no ambiente interno - a comunicação é um importante elemento para manter as equipas engajadas, alinhadas e comprometidas em aumentar os resultados da empresa. Infelizmente, muitos gestores ainda não dão a atenção necessária a esse tema.
Os principais responsáveis pela comunicação interna são os próprios líderes da empresa, mas todos devem estar envolvidos com o assunto e comprometidos com a melhoria do diálogo. Sem isso, nenhum resultado será alcançado;
3. Estimule a criatividade e inovação - construir um ambiente de trabalho criativo é um importante passo para melhorar o clima organizacional, tornar os processos internos mais eficientes e, por consequência, aumentar a motivação dos clientes internos da empresa. Para isso, um óptimo elemento é incentivar momentos descontraídos e engraçados, como o happy hour ou reuniões de brainstorming. É preciso deixar o ambiente mais leve e flexível, esquecendo o excesso de regras e confiar na sua equipa.
4. Conte com profissionais especializados - contar com a ajuda de profissionais externos é uma óptima forma de desenvolver equipas mais engajadas e inovadoras, mesmo que actue na área de RH. Com isso, se ganha tempo e tem a certeza de que se está a fazer do jeito certo.
Os profissionais especializados conseguem unir experiência e conhecimento adquiridos em outros trabalhos para alavancar o seu negócio. Para contratar o especialista certo, é importante buscar alguém que seja uma referência na área desejada.