O processo de recrutamento e selecção consiste num conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objectivo atrair candidatos interessados, qualificados e capazes de assumir cargos disponíveis, após divulgação e oferta ao mercado das oportunidades de emprego existentes, numa empresa ou organização.
Pela importância de escolher as pessoas certas para os trabalhos certos, os departamentos de recursos humanos das empresas procuram formas de elaborar processos de recrutamento e selecção cada vez mais eficientes, pois quanto melhor a captação e avaliação de candidatos, melhores serão os resultados da empresa a curto, médio e longo prazo.
Para tal, é preciso desenvolver uma visão sistémica que permita aos responsáveis de recrutamento identificar as verdadeiras necessidades da empresa e, posteriormente, definir os objectivos de cada etapa do procedimento.

Passo-a-passo
Em 8 passos revelamos o funcionamento geral de um processo de recrutamento e selecção de pessoas. A percepção dos mesmos ajuda a facilitar o trabalho dos responsáveis de recursos humanos, bem como a dos profissionais que procuram novas oportunidades de emprego na área, no sentido de se valorizarem enquanto profissionais e compreenderem melhor o processo.
1. Criação de vaga - Quando surge a necessidade de preencher