Mais do que nunca, investir na gestão do relacionamento com o cliente é uma das melhores tácticas para se diferenciar no mercado. Estamos na era da comunicação, na qual basta somente uma pessoa fazer um comentário negativo à sua empresa para que surja uma enxurrada de outros comentários, e consequentemente, uma péssima opinião sobre a sua marca, produto ou serviço.
1º Pilar – Pessoas (colaboradores) Esse é o tema mais importante, pois, sem colaboradores, nada pode ser feito. Sendo assim, existem algumas acções que devem ser realizadas pelo gestor, para melhorar a gestão de pessoas, desde o recrutamento e selecção, treinamento, motivação e a gestão de pessoal;
2º Pilar – Processos - Imprescindíveis não só para o funcionamento geral de uma empresa, mas também para a boa gestão do relacionamento com o cliente, os processos devem ser controlados constantemente para descobrir como a demanda do público está a ser atendida.No entanto, para colocar essa etapa em prática, é necessário utilizar métricas operacionais e métricas de satisfação.
3º pilar – Tecnologia - Imprescindível para negócios que pretendem sobreviver no mercado, a tecnologia é um meio pelo qual facilita a vida de todos os envolvidos na gestão do relacionamento com o cliente, desde os canais de atendimento, automação e infra-estruturas adequadas às soluções da empresa.
Após conhecer os três pilares fundamentais da gestão de relacionamento com o cliente, você deve estar tentado em melhorar os processos do seu sector para garantir a satisfação da sua equipa e do seu público.