O remarketing é uma ferramenta de marketing que mostra que uma venda não é perdida na primeira tentativa de compra, daí que se use esse recurso para reconquistar os seus futuros e actuais clientes.
Entender o que é remarketing não é difícil, trata-se de comunicar, anunciar ou começar um novo contacto com uma pessoa que demonstrou interesse em alguma das suas ofertas. É como uma segunda oportunidade para não perder um potencial cliente que ficou por comprar e desistiu pelo caminho.

Onde utilizar

O remarketing pode ser aplicado tanto no ambiente off-line quanto no online. No segundo, costuma ser mais usado, especialmente pela facilidade das ferramentas que automatizam esse trabalho.
No “mundo físico”, uma táctica de remarketing comum seria o telefonema de um vendedor para um visitante que deixou o seu contacto no cadastro de clientes da loja. É importante que esse potencial comprador tenha demonstrado anteriormente um interesse de compra.
Já no “mundo virtual”, as suas acções são vistas em anúncios de sites, redes sociais, blogs e e-mails. As empresas usam plataformas especializadas na automação desse processo, como Google Adwords e Bing Ads. Assim, os consumidores que visitaram um site ou abandonaram um carrinho de compras no e-commerce podem ser novamente contactados e convencidos a mudar de ideia para uma determinada compra.

Benefícios

O remarketing é uma das estratégias de comunicação mais assertivas que existem actualmente. No marketing digital, as chances de acerto são ainda maiores, pois as plataformas trabalham com códigos que, ao serem inseridos em páginas específicas de um site, podem registar dados de acesso, como o tempo de permanência na página e o IP do usuário, tornando o remarketing a ferramenta capaz de levar a mensagem correcta no melhor momento e para o público certo.

Reaquecimento de intenções

Esse ponto, em especial, é para destacar que o remarketing não é usado apenas para reforçar as chances de compra de um cliente. Nesse caso, este método pode ser usado para lembrar as pessoas que sua loja ainda conta com os produtos dos quais ela uma vez procurou e possa ter esquecido.

Aumento nas vendas

Uma venda não concretizada num determinado momento não significa que seja uma venda perdida. É nessa ideia que o remarketing trabalha, fazer com que as empresas gerem mais receitas a partir de uma segunda chance para conquistar os mesmos clientes. Essas informações são usadas para os anúncios serem direccionados de modo mais inteligente para os compradores.