É consenso entre os grandes especialistas mundiais de tecnologia: a revolução digital e inovação, que está em pleno curso em todo o mundo, é um fenómeno sem regresso e vai impactar em todos os sectores da indústria, comércio, saúde, energia, educação, serviços e agricultura.
O sociólogo Daniel Bell, da Universidade Harvard, chega a dizer, no seu livro “The Coming of Post-Industrial Society.2” que a mudança é semelhante ao que se passou na Revolução Industrial.
A temática alcançou o topo dos planos estratégicos dos CEO, com a introdução de novas tecnologias disruptivas, como big data, inteligência artificial (IA), nuvem (cloud computing), machine learning, internet das coisas (IoT), blockchain e outras.
Existe, porém, um perigoso descompasso entre a necessidade de mudança e a prática em muitas empresas. Segundo uma pesquisa de 2018 da “Harvard Business Review”, 80 por cento dos líderes empresariais mundiais acreditam que a revolução digital é uma grande oportunidade de mudar, mas atestam não ter um plano exequível para realizar essa jornada.
Ao contrário do que alguns possam pressupor, essa revolução não se dá com o mero uso de tecnologia, pois a transformação digital não é tecnológica, e sim organizacional. A tecnologia é um dos seus instrumentos.

Realização da Fititel
Em Angola, o ano foi marcado com a realização da Feira de Inovação Tecnológica (Fititel), que já vai na sua 10ª edição e contou com 50 expositores, e 75 projectos. A exposição enquadra-se no encerramento do ano lectivo 2018 do Instituto de Telecomunicações (ITEL), que teve como lema a “Criatividade e inovação rumo a transformação do ensino técnico profissional”.

Web Summit Lisboa
A nível internacional foi realizada em Lisboa, Portugal, a maior cimeira tecnológica de inovação, e de empreendedorismo, nascida em 2010 na Irlanda. A mesma contou com mais de 70 mil participantes de mais de 40 países do mundo entre os quais sete africanos, com mais de 25 Startups.
A ‘Web Summit’ 2018 é considerada o maior evento de inovação de “Startups” e empreendedorismo tecnológico do mundo.