Em 2001, Jeff Bezos teve uma grande ideia, um retiro corporativo da Amazon, quando o autor Jim Collins descreveu o seu conceito de “efeito flywheel”, um ciclo virtuoso de auto-reforço, que cria um impulso crescente nos negócios e os ajuda a ir de bons a óptimos.
Nos primeiros dias, esse ciclo virtuoso era simples: reduzir preços para incentivar mais visitas de clientes, o que atrai vendedores terceirizados e leva a uma utilização mais eficiente da infra-estrutura da Amazon, e assim por diante. Mais tarde, no entanto, a Amazon Prime se tornou o volante que impulsionou o negócio.
Veja, os quatro pontos positivos do sucesso, por que o Amazon Prime Day é muito mais do que um dia de vendas acima da média:
1. É uma campanha de recrutamento para novos membros Prime;
2. É uma campanha de vendas de dispositivos da Amazon;
3. É um programa de treinamento sobre “como fazer compras na Amazon”- Quanto mais canais e recursos os clientes acessam, melhor é para a Amazon, que, assim, treina compradores activamente para interagirem de maneiras novas e diferentes;
4. É uma partida omnichannel O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa.