No início do ano, muitos estão a reflectir sobre o que aconteceu ao longo dos últimos 12 meses, lembrando as conquistas, examinando os contratempos que tivemos e assistimos à retrospectiva do que de mais relevante aconteceu. E, então, começa-se a estabelecer as perspectivas para este ano.
A dinâmica não é diferente dentro das empresas.Dezembro costuma ser o mês das avaliações anuais de performance dos funcionários. É provável que muitas reuniões fechadas aconteçam entre gerentes, executivos e o time de recursos humanos. Por mais duro que seja, provavelmente terá conhecimento dessas reuniões, mas, infelizmente, não será convidado para elas, pois o assunto em discussão pode ser a sua situação na empresa.
Trabalhou duro neste ano. Ficou acordado de madrugada para realizar as tarefas e fez algumas contribuições valiosas. Talvez com um escorregão ou dois ao longo do ano, mas a sua avaliação, no geral, será boa. Espera uma promoção. Para ser bem honesto, também quer actualizar o seu cargo ou salário. Num mundo de hierarquia corporativa, as promoções estabelecem claramente o seu sucesso. Cada uma delas é como um troféu, uma recompensa dada pelo esforço e dedicação. É assim, pelo menos que funciona.
Veja abaixo, três dicas para defender a sua posição na empresa e conseguir uma promoção:

1. Faça um planeamento para os seus objectivos
Se quiser uma promoção, comece a preparar-se para isso no início do ano. Pergunte para o seu gerente o que é necessário para que suba para o próximo nível, e posteriormente, faça um plano para alcançar esse objectivo – faça actualizações sobre os seus projectos também devem ser uma prioridade, mas deixe claro que essas avaliações são importantes para si e a sua carreira.

2. Adopte uma mentalidade de crescimento
No livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, a psicóloga Carol Dweck afirma que uma mentalidade de crescimento – a crença de que podemos cultivar e melhorar nossos traços pessoais – é essencial para o sucesso. Em outras palavras, Carol diz que todos nós temos o potencial de mudar para melhor, e podemos afectar essa mudança conscientemente. Com uma mentalidade de crescimento, pode silenciar a insegurança, impulsionar a sua autoestima e se aproximar dos objectivos com determinação;

3. Melhore a sua visibilidade na empresa
Os funcionários promovidos não costumam ser os que passam despercebidos. Eles não ficam quietos nos seus cubículos esperando palavras de louvor. Eles não deixam de pedir os seus créditos, e na verdade, fazem o oposto, reivindicando-os com prazer. Para ter mais visibilidade, identifique, em primeiro lugar, formas de se tornar mais activo na sua posição na empresa.