Aliderança eficaz depende da capacidade de inspirar e impactar positivamente as pessoas. Ao preparar-se para uma reunião importante – com a sua equipa, da qual é líder ou cliente, se concentra no que dizer, memoriza pontos cruciais e ensaia a sua apresentação, de modo que pareça confiante e convincente. Mas isso, claro, é algo que já conhece.
Saiba, no entanto, que as pessoas que esperam influenciar estarão a avaliar a sua credibilidade, confiança, empatia e confiabilidade. E que a avaliação delas será determinada apenas parcialmente pelo que diz. E que a forma como usa o espaço e gesticula – além da sua postura, expressões faciais e contacto visual – podem melhorar, apoiar, enfraquecer ou sabotar o seu impacto como líder.
Acompanhe, na galeria de fotos a seguir, 5 pontos cruciais sobre linguagem corporal que todo líder precisa saber. Precisa causar impressão em menos de sete segundos.
Nas interações de negócios, as primeiras impressões são cruciais. Uma vez que alguém o rotule, mentalmente, como “confiável” ou “suspeito”, “poderoso” ou “submisso”, tudo o que fizer será visto através deste filtro. Se alguém gostar de ti, vai procurar o melhor em ti. Se ela desconfiar, vai suspeitar de todas as suas acções;
As primeiras impressões surgem em menos de sete segundos e são fortemente influenciadas pela linguagem corporal. Na verdade, estudos descobriram que as pistas não-verbais têm impacto quatro vezes maior do que qualquer fala. Veja algumas dicas para ter em mente:

1. Corrija sua atitude:
As pessoas interpretam a sua atitude instantaneamente. Antes de cumprimentar um cliente, entrar na sala de conferência para uma reunião de negócios ou subir ao palco para fazer uma apresentação, pense na situação e faça uma escolha consciente sobre a atitude que deseja incorporar;

2. Sorria:
Sorrir é um sinal positivo implicitamente usado pelos líderes. Um sorriso é um convite, um sinal de acolhida e inclusão. Ele está dizendo: “Sou amigável e acessível”;

3. Faça contacto visual:
Olhar para os olhos de alguém transmite energia e indica interesse e abertura. Para melhorar o seu contacto visual, pratique prestando atenção na cor dos olhos das pessoas que conhece;

4. Incline-se levemente:
Inclinar-se para frente, para mostrar que está envolvido e interessado, é uma atitude interessante, mas sempre respeitando o espaço da outra pessoa. Isso significa que, na maioria das situações de negócios, deve-se manter cerca de dois metros de distância;

5. Observe sua postura:
Pesquisa da Kellogg School of Management da Northwestern University descobriu que a “postura expansiva”, de se posicionar corporalmente de forma aberta e ocupar espaço, activa uma sensação de poder que produz mudanças comportamentais nas pessoas independentemente da sua posição ou função real na organização. De facto, foi provado em três estudos diferentes que a postura importa mais do que a hierarquia quando o assunto é fazer a pessoa pensar, agir e ser percebida de forma mais poderosa;

6. Aperte as mãos:
Esta é a maneira mais rápida e eficaz de conectar-se à outra pessoa. A pesquisa mostrou que leva, em média, três horas de interação contínua para desenvolver o mesmo nível de relacionamento que você pode obter com um único aperto de mão. Certifique-se de fazer contacto dessa forma e de que o aperto de mão seja firme, sem esmagar os ossos do seu interlocutor.