Se pretende passar um bom tempo no seu novo emprego, é importante começar com o pé direito. De acordo com a “Harvard Business Review”, quase metade dos funcionários de nível sénior falha nos primeiros 18 meses num novo emprego. Como pode evitar se tornar uma dessas pessoas? O segredo é se concentrar na integração.
Onboarding é o nome dado para esse processo. E ele não consiste apenas numa breve introdução às culturas das empresas, como praticam algumas delas. A integração verdadeira é longa e pode levar de três a 12 meses. Veja os seis caminhos que podem ser a chave do sucesso no seu novo emprego:
1. Entenda a cultura - Não subestime a dificuldade de mergulhar na cultura de um novo trabalho. Cultura corporativa é um conjunto de crenças, valores e comportamentos aos quais uma organização adere;
2. Saiba quem são as pessoas mais engajadas da empresa - Para muita gente, parece difícil ter um impacto significativo sem trabalhar “em toda a empresa” – o famoso “faz tudo”. Portanto, é importante identificar quem são os mais engajados da empresa;
3. Seja claro quanto a seu tempo e as suas expectativas - É importante saber quem contribuiu para o seu desempenho, quais são as suas expectativas e o tempo que isso pode levar. Não pense que só precisa saber aquilo que o seu supervisor espera;
4. Saiba onde e como obter recursos - Se deseja realizar o seu trabalho de maneira eficiente, é importante encontrar recursos tecnológicos e administrativos. Muitas vezes, os responsáveis por eles têm muitos “clientes”, já que geralmente apoiam os grupos em suas organizações actuais;
5. Seja proactivo e procure por feedbacks - O feedback é fundamental para saber como os outros o enxergam, além de oferecer uma noção sobre suas expectativas. Mas, se for um líder, não espere que as pessoas lhe dêem um retorno de forma proactiva. Pedir isso aos funcionários pode ser complicado e desconfortável para alguns;
6. Faça um balanço e refine sua estratégia - Com base no que aprendeu nas cinco primeiras etapas, agora é hora de avaliar sua estratégia e fazer refinamentos. Continue aprendendo sobre a cultura da empresa e buscando feedbacks. Aplique novos aprendizados e refine sua estratégia de forma positiva.