Um sistema de controle de stoks é um conjunto de regras e procedimentos que permite responder a algumas perguntas e tomar decisões sobre os stoks. No caso de um sistema montado para controlar itens de demanda independente, conta-se entre as mais importantes perguntas e decisões as seguintes:
1- Quanto existe em stock, a cada momento, de cada item sob controlo?
2- Qual é o investimento em stock?
3- Para cada item, existe alguma quantidade já encomendada para compra ou fabricação? Quanto?
4- Para cada um dos itens em stock, quanto deve ser encomendado?
5- Quando deve ser feita a encomenda de um dado item?
Um sistema de controlo de stocks deve responder, dentre outras informações, quando e quanto se deve adquirir de cada mercadoria, seja por compra ou fabricação.
Um sistema considerado fundamental para o controlo de stocks de itens de demanda independente é o Sistema de Lote Económico de Compras,concebido para a gestão de itens comprados fora da empresa.
Existem dois conjuntos de hipóteses no sistema de Lote Económico de Compras.
Relacionadas com o comportamento do item quando em stock.
Referente à estrutura dos custos em stock.
A pergunta “quando comprar” é respondida, considerando as hipóteses simplificadoras do LEC . As hipóteses apontam para uma quantidade remanescente em stock, a qual, quando atingida, acciona imediatamente um pedido de compra.
No caso da pergunta “ quanto comprar”, a determinação da quantidade a ser comprada é resolvida por meio de minimização dos custos associados aos stocks .