Há uma situação que recentemente aconteceu com um CEO de uma empresa de serviços financeiros: antes da reunião, ele recebeu informações do conselho de que havia um forte apoio para uma estratégia que estava a ser desenvolvida, que a sua equipa estava performando bem e que os clientes eram leais e estáveis. Dezoito meses depois, ele teve de trocar o seu CFO e o vice-presidente de estratégia, perdeu um grande cliente devido a precificação inconstante e estava lutando contra uma acção de recuperação quando uma nova tecnologia promissora falhou em ser lançada na data marcada.
Aqui estão três regras simples que eles devem se atentar durante os primeiros meses no emprego, que ajudam a montar um cenário para o sucesso da empresa no curto e no longo prazo:
1. Revise tudo o que foi dito - Para conseguir o novo cargo, provavelmente passou por mais de 15 entrevistas, incluindo jantares caros com membros do conselho, talvez conversas confidenciais com o antigo CEO e reuniões com outros executivos e investidores. Todos esses momentos foram importantes, mas é preciso confirmar as informações;
2. Confie na sua intuição para decisões importantes - Estar num novo cargo requer a habilidade de não tomar grandes decisões até conseguir todas as informações, mas estar pronto para fazê-las se não houver mais opções. A sabedoria tradicional diria para evitar dar ordens no começo da caminhada no cargo, mas é importante lembrar as razões pelas quais o cargo é seu: é esperado que você tenha uma nova perspectiva, novas experiências vividas e habilidades de liderança para tomar decisões;
3. Defina o que é sucesso - Talvez a tarefa mais difícil para novos CEOs seja definir qual é a cara do sucesso. Muitas vezes, o conselho dirá que o ideal é “mudar a direcção” ou “ajudar na competição pelo espaço digital” sem definir uma meta completa. Deve-se ser muito mais a favor de definir o que é sucesso da perspectiva de stakeholders chave, incluindo o conselho, a equipe executiva, funcionários, clientes e investidores.