A sua rotina matinal de trabalho pode ser melhorada e transformada. Basta que para isso siga os seguintes pontos:
1. Não perca para o relógio - por aqui, é aceitável chegar um pouco depois do horário combinado para um encontro pessoal ou até profissional. Mas tudo tem limite. Ainda mais quando a má administração do tempo está a provocar atrasos quase diários na rotina de um profissional que não conta com horários flexíveis. Além de atrapalhar a produtividade, chegar tarde demais ao escritório pode virar motivo de culpa e até vergonha para muita gente;
2. Não tome café após as 17h - uma boa noite de sono é fundamental para acordar mais facilmente pela manhã e, assim, evitar atrasos. Por isso, é importante eliminar qualquer elemento que prejudique o seu descanso. Para uns o impacto de uma chavena de café é forte e duradouro e afecta o sono;
3. Evite telas luminosas antes de dormir - outro hábito nocturno que precisa ser eliminado, ainda que pareça quase impossível nos dias actuais, é a exposição a dispositivos tecnológicos como celulares, tablets e computadores antes de se deitar;
4. Configure um alarme para a hora de dormir - Se se distrai facilmente à noite e acaba indo para a cama muito tarde, pode ser interessante contar com um alarme nocturno para a sua hora de dormir. O som não será tão poderoso quanto um estridente despertador matinal;
5. Não durma demais - muita gente se atrasa para o trabalho porque dormiu pouco e não resiste ao botão “soneca” do despertador. O que poucos sabem é que exagerar nas horas de sono também pode ser prejudicial;
6. Crie rituais nocturnos - seres humanos são procrastinadores natos: adiam até a hora de dormir, como pesquisadores holandeses já comprovaram. Uma boa táctica é estabelecer uma rotina de actividades divertidas e estimulantes que desempenhará como uma espécie de preparação para o sono;
7. Coloque o despertador longe da cama - apertar o botão que interrompe o ruído estridente do alarme e reestabelece a paz do quarto é quase um instinto natural. A acção se torna muito fácil se o relógio está perto. Para evitar a tentação, um truque velho, mas infalível, é posicionar o despertador
do outro lado do quarto;.
8. Programe a sua cafeteira - alguns modelos de cafeteira podem ser programados para funcionar num horário determinado. Uma boa ideia é que a máquina comece a preparar a bebida na hora em que precisa despertar. Isso fará com que a casa seja invadida pelo aroma inconfundível do café, um estímulo bastante eficaz para tirar da cama os amantes do grão.;
9. Assuma a responsabilidade de acordar um outra pessoa - algumas pessoas são motivadas por obrigações. Estabelecer o compromisso de acordar alguém, como um filho ou qualquer outra pessoa da casa, pode ser uma óptima tática para quem tem esse perfil. Se ceder à tentação de ficar alguns minutos a mais na cama, não estará prejudicar apenas a si
mesmo — mas também alguém;
10. Faça aulas de manhã - assumir compromissos matinais é uma estratégia inteligente para acordar com mais facilidade. A ideia é ter uma obrigação diária antes do expediente, como uma aula de ioga ou uma sessão de exercícios na academia. É preciso que a actividade tenha regularidade e não admita faltas. Outro ponto fundamental é que ela seja interessante.