O primeiro mestrado em Matemática em Angola será promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, a partir do ano lectivo 2020/2021.
A informação foi prestada esta semana pela coordenadora do mestrado, Maria da Natividade, referindo estar actualmente a decorrer as inscrições para o pré-curso deste grau académico, com término previsto para Agosto.
O nivelamento é um curso prévio do mestrado de carácter eliminatório, que tem como objectivo uniformizar o nível de formação, devendo ser apurados os que alcançarem 25 créditos.
Informou que o curso prévio foi criado tendo em conta as dificuldades do ensino da disciplina no país. Estão disponíveis 60 vagas cuja inscrição está estipulada entre 10 e
35 mil Kwanzas mensais.
Prevê-se iniciar o mestrado com 30 candidatos, que serão assistidos por 14 docentes vindos de Portugal, Espanha, África do Sul, Costa do Marfim, Benim, Camarões e dois angolanos.
Deverão juntar-se a este leque de professores, mestres nacionais ligados à cadeira para trabalharem em colaboração com os estrangeiros.O mestrado será leccionado em Inglês e Português.