O estudo de mercado tem como objectivo analisar aspectos quantitativos e qualitativos de um nicho, a fim de entender se o mercado onde você pretende actuar (ou já está a actuar), é o ideal para o seu negócio.
Através do estudo de mercado você conhece o tamanho estimado do seu público, quais os principais segmentos, como é a concorrência, os desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos potenciais consumidores.
Ter acesso a todas essas informações permite que você consiga criar uma estratégia de acção como próximo passo, seja expandir a sua empresa, ou criar um negócio digital do absoluto zero.
O estudo de mercado feito de forma adequada irá prover uma visão holística do nicho desejado, incluindo também informações sobre as condutas recomendadas, regras e leis específicas.
Em resumo, o estudo de mercado prepara você para trilhar o melhor caminho para o sucesso.

Posicionamento

Você tem sucesso com uma estratégia de posicionamento quando os seus consumidores ou leitores sabem exactamente aquilo que faz de você, da sua marca ou do seu negócio, algo único dentro do seu mercado.
Conhecem nitidamente a diferença entre você e seus concorrentes. Mas o melhor acontece quando esta percepção externa está intimamente ligada à maneira como você mesmo(a) define seu o lugar no mercado.
E o que estudo de mercado e posicionamento têm a ver?
Quando você busca aprender mais sobre os seus potenciais clientes, passa a conhecer as suas necessidades, o seu jeito de pensar e agir. Além de encontrar informações sobre seus concorrentes e como os clientes os vêem.
O conhecimento adquirido através do estudo de mercado permite que você use tudo isso a seu favor, escolhendo um lugar na mente do seus consumidores que ainda não foi ocupado pelos seus concorrentes.
Se você não conhece os seus guias como poderá ajudá-los a resolver os seus problemas? Como saberá a melhor maneira de se comunicar com o seu público?
E principalmente, como saberá que a solução que você oferece é aquela que é desejada por essas pessoas?
Se você está a começar o seu negócio, deseja se reposicionar, mudar ou ampliar o seu mercado de actuação, eu recomendo que você faça
um plano de negócios antes.
Mas veja bem, não estou a falar daqueles planos complexos e chatos, de 100 páginas, que você nunca irá usar. Falo de uma ferramenta muito mais simples, o Canvas Bussiness Model.
O Canvas pode ser usado não só por quem está a querer abrir uma empresa ou necessita conseguir investidores para o seu empreendimento.
Mas também pode ser utilizado por você que quer trabalhar como freelancer, começar um blog, um canal no YouTube ou até mesmo para estruturar um negócio digital. Qualquer ideia criativa para ganhar dinheiro pode usar o Canvas.

Os 6 elementos do mercado

Antes de criar a sua estratégia de posicionamento, você precisa fazer o seu Canvas e antes dele, o estudo de mercado, inclusive também do mercado digital.
Toda essa fase de planeamento, por mais que pareça complicada, irá valer muito a pena na hora de você colher os seus resultados e de montar o seu plano de marketing.
As suas possibilidades de acertar o alvo são muito maiores, pois você tomará decisões baseadas em factos e não em pura intuição.
Para o seu estudo de mercado seja simples, porém eficiente, você precisará estudar um pouco mais sobre os 6 elementos do mercado.

1. Segmentação
2. Mercado alvo
3. Necessidades do mercado alvo
4. Concorrência
5. Barreiras de entrada
6. Regulamentação