A avaliação do desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial dos funcionários na empresa, onde os colaboradores têm a oportunidade de crescimento e desta forma sentirem-se valorizados ou motivados pelo que fazem. Após a avaliação é estipulado uma nova meta; uma directriz mais focada para os objectos da empresa, as chamadas metas. Os colaboradores passam a entender os objectivos de gestão desta imediata e as necessidades dos colaboradores. Mas este método exige organização e planeamento sério, porque todos os funcionários da empresa são avaliados e torna-se um processo trabalhoso, por ser um processo lento e de longo prazo e talvez a organização não tenha esse tempo para fazer mudanças ou a pessoa que  avalia se deixa levar pelo relacionamento íntimo que tem com o avaliado. Seja um amigo, marido, irmão ou outro familiar e não faz a avaliação racionalmente devido às influências pessoais.

Avaliação como tal
A avaliação do desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial dos funcionários da empresa, cujos objectivos existem para melhorar os resultados dos recursos humanos na organização, identificar os pontos fortes e fracos dos  seus colaboradores, melhorar o relacionamento do líder com a equipa, estabelecer metas, incentivar salário para aqueles que têm um bom desempenho.Com isto, o gerente pode avaliar melhor o comportamento dos seus subordinados, propor medidas e providências no sentido de melhorar o seu trabalho, fazendo compreender quais são os objectivos da empresa.

O subordinado por sua vez aprende quais são os aspectos de comportamento e desempenho que a empresa mais valoriza, como também conhece as expectativas do seu líder a respeito e as providências tomadas por ele quanto a sua melhoria. A empresa terá mais condições para avaliar o potencial humano a curto, médio, e longo prazo, podendo identificar os empregados que necessitem de aperfeiçoamento em determinadas áreas de actividade, seleccionando os que têm condições de promoção ou transferência; assim como todos os métodos que utilizamos, a avaliação de desempenho tem as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens
• Motivação: os colaboradores têm oportunidades de crescimento e sentem-se valorizados;
• Metas: após a avaliação é estipulado uma nova meta. Uma directriz mais focada para os objectivos da empresa;
• Comunicação: os colaboradores passam a entender os objectivos da gerência imediata e a gerência, as necessidades dos colaboradores.

Desvantagens
• Trabalhoso: este método exige organização e planeamento porque todos os funcionários da empresa são avaliados;
• Demorado: a avaliação do desempenho é um processo lento e de longo prazo. Talvez a companhia não tenha todo esse tempo para fazer mudanças;
• Influências pessoais: talvez a pessoa que esteja avaliar se deixe levar pelo relacionamento íntimo que tem com o avaliado. Seja amigo, marido, irmão, seja outro familiar e não faz a avaliação racionalmente.
Contudo, nas organizações a avaliação do desempenho emerge consciência nos seus colaboradores para com os objectivos organizacionais. Desse modo, representa um diferencial competitivo, incrementa os seus resultados e cria condições essenciais para o sucesso da organização.