A decisão de concorrer num mercado competitivo depende muito da estratégia adoptada, que definirá qual será a vantagem competitiva da empresa. Tradicionalmente, as vantagens competitivas representam a diferenciação de um produto exclusivo, diferente ou custo do produto mais barato que a concorrência. Assim, temos a opção de trabalhar com três diferentes vantagens competitivas, nomeadamente a diferenciação: o melhor; o custo: o mais barato e a agilidade: o mais rápido.
As formas de atingir estas vantagens definem as estratégias específicas que a empresa utiliza. Vamos definir cinco estratégias:
1. A flexibilidade: que se entendepor uma cadeia de suprimentos e a capacidade de adaptação coordenada de todos os elementos da cadeia visando atender ou criar uma demanda diferenciada. Nela, a estratégia utilizada pode ser tanto no design do produto ou no volume requerido pelos clientes;
2. Baixo custo: através da estratégia de redução de custos, algumas empresas conseguiram entrar e dominar os seus mercados;
3. Entrega: quando a demanda é muito volátil ou os produtos são perecíveis, a velocidade de entrega passa a ter um papel importante na escolha do fornecedor. Por outro lado, quando se trabalha com baixos estoques, o fornecedor precisa ser confiável o suficiente para manter as operações do cliente sempre em dia. Assim, a qualidade do serviço na entrega tem os dois lados: velocidade e confiabilidade;
4. Qualidade: já faz algum tempo que se diz que qualidade não é mais opcional. Quem não oferece qualidade nos seus produtos e serviços perde quotas de mercado. Mas é importante destacar que a qualidade pode servir como diferencial competitivo de duas diferentes maneiras. A primeira é através de uma rigorosa conformidade com especificações, como em qualquer peça de alta precisão. A segunda é oferecendo excelente performance, superando as expectativas do comprador;
5. Pós-venda: depois de entregue o produto ou realizado o serviço, muitas empresas pensam que terminaram o negócio. Aqui é onde muitas delas conseguem encantar e fidelizar o cliente, com um excelente serviço pós-venda, de manutenção, logística reversa, com opções de trocas e upgrades. Com a internet e o uso de tecnologia de informação este serviço tornou-se muito mais fácil e mais abrangente.