Costumamos achar que as férias são um jeito simples de escapar do trabalho, mas o que não conseguimos perceber é o quanto viajar faz com que as pessoas trabalhem melhor. Quando viajamos, tendemos a nos sentir mais ricos no nível pessoal, e esses benefícios também se aplicam no campo profissional, causando um impacto positivo que nos posiciona a prosperar no emprego.
Veja os abaixo 6 benefícios que demonstram que viajar traz à vida profissional de acordo com Emily Brockway, co-fundadora da empresa de serviços de viagens Noken:

1. Habilidades de comunicação
Ao viajar, pode ser que tenha dificuldades em se comunicar. Seja devido às barreiras do idioma ou à diferença cultural, o que será desafiado a ouvir bastante e ser criativo na forma como se comunica com os outros. No local de trabalho não é diferente.
No início deste ano, a The Economist Intelligence Unit e a Lucidchart elaboraram um relatório revelando que 42 por cento dos funcionários atribuem mal-entendidos no trabalho a diferentes estilos de comunicação. Ir para o exterior e vivenciar essas barreiras de comunicação faz com que fique mais consciente das diferenças entre os estilos de comunicação no trabalho;

2. Descanso para o cérebro e estímulo à criatividade
Se está a tentar superar um bloqueio criativo ou se sente preso a uma rotina, uma mudança de cenário pode ser a solução. Mesmo para os indivíduos criativos e de alto desempenho, fazer uma pausa é um dos melhores estímulos para a criatividade.
Um estudo da University of British Columbia descobriu que, à medida que a nossa mente “passeia”, áreas cerebrais associadas à resolução complexa de problemas ficam mais activas. Isso pode levar a momentos eureka, termo cunhado pelo líder de pensamento David Burkus, e definido como insights que surgem em períodos em que a mente não está focada no problema. Viajar, muitas vezes, nos coloca em ambientes onde somos apresentados a diferentes maneiras de pensar, o que pode resolver alguns dos nossos problemas pessoais de forma não considerada anteriormente;

3. Conexões ao redor do mundo
Viajar é uma óptima oportunidade para criar uma rede global. Com ferramentas como o LinkedIn, espaços de trabalho compartilhados, grupos de ex-alunos e plataformas de mídia social, há muitas oportunidades para se conectar com outras pessoas. Essa rede pode não apenas ajudá-lo em seu actual emprego, mas também abrir novas portas para sua carreira. Caso esteja disponível para se mudar ou recomeçar num novo lugar, possui um grupo de conexões em todo o mundo pode dar a ainda mais oportunidades;

4. Criação de competência cultural e a chance de ser um chefe melhor
Viajar faz com que as pessoas se preparem para a mão-de-obra contemporânea. Mais do que nunca, as empresas estão a se tornar globais e diversificadas. Essa diversidade crescente leva a melhores resultados de negócio, mas também cria uma dinâmica de equipa mais delicada, que deve ser gerenciada e estimulada com frequência. As viagens podem ajudá-lo a se dar bem com colegas de trabalho ou a ser um melhor líder para seus funcionários;

5. Melhoria do potencial
Sim, viajar também tem benefícios nessa área. Embora as pessoas, muitas vezes, se liguem mais nas perguntas comportamentais durante as entrevistas, elas são oportunidades para mostrar seu potencial e construir uma conexão com seu entrevistador;

6. Agilidade
As coisas não estão indo conforme o planeado? Este é um cenário de viagem comum. Estar em um ambiente desconhecido e encontrar contratempos leva você para fora da sua zona de conforto, o que o desafia de maneiras recompensadoras. Viajar lhe dá a confiança para resolver problemas inesperados também no trabalho.