Jornal de Economia e Finanças

Director: Agostinho Chitata
Director-Adjunto: Mateus Cavumbo

InícioGlossário Económico

Glossário Económico

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

MEDIDAS DA PRODUTIVIDADE ECONÓMICA

É uma medida da relação entre os resultados da produção e a quantidade de imputes empregues numa unidade de tempo. Reflecte-se positivamente no PIB quando ocorre um crescimento da produção de bens e serviços, sempre que são aplicadas as mesmas (Ou mais reduzidas) quantidades de factores de produção.

MOEDA

É o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo activo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

MOEDA FIDUCIÁRIA

É a moeda que tem o valor facial inferior ao valor real do material de que é feita.

MERCADO MONETÁRIO

Compõe-se de bilhetes do tesouro, notas descontadas e papel comercial com o prazo de até 1 ano.

MERCADO DE OBRIGAÇÕES

São obrigações do tesouro e obrigações das empresas para além do mercado, ou seja, instrumentos com cupons de pagamento.

MERCADO BOLSISTA

Acções que preencheram os requisitos de listagem. O volume destas acções e outras informações sobre as empresas circula no mercado. É um mercado organizado em que operam profissionais.

MERCADO DE BALCÃO

Acções ordinárias negociadas fora da bolsa, Sujeitas a nível de regulação menor pela comissão e geralmente tem volumes de negociação e liquidez baixa.

MERCADO DE DERIVATIVOS

 Mercados financeiros mais desenvolvidos, em que se negoceiam produtos derivados como contratos futuros, opções e forward.

edição
nº 494
todos
os números
glossário económico
UTILIDADE MARGINAL

Acréscimo do grau de satisfação (ou de utilidade) do consumidor, ao adquirir uma quantidade adicional de um bem ou serviço.
ver todos os termos »