Jornal de Economia e Finanças

Director: Agostinho Chitata
Director-Adjunto: Mateus Cavumbo

InícioGlossário Económico

Glossário Económico

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

MEDIDAS DA PRODUTIVIDADE ECONÓMICA

É uma medida da relação entre os resultados da produção e a quantidade de imputes empregues numa unidade de tempo. Reflecte-se positivamente no PIB quando ocorre um crescimento da produção de bens e serviços, sempre que são aplicadas as mesmas (Ou mais reduzidas) quantidades de factores de produção.

MOEDA

É o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo activo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

MOEDA FIDUCIÁRIA

É a moeda que tem o valor facial inferior ao valor real do material de que é feita.

MERCADO MONETÁRIO

Compõe-se de bilhetes do tesouro, notas descontadas e papel comercial com o prazo de até 1 ano.

MERCADO DE OBRIGAÇÕES

São obrigações do tesouro e obrigações das empresas para além do mercado, ou seja, instrumentos com cupons de pagamento.

MERCADO BOLSISTA

Acções que preencheram os requisitos de listagem. O volume destas acções e outras informações sobre as empresas circula no mercado. É um mercado organizado em que operam profissionais.

MERCADO DE BALCÃO

Acções ordinárias negociadas fora da bolsa, Sujeitas a nível de regulação menor pela comissão e geralmente tem volumes de negociação e liquidez baixa.

MERCADO DE DERIVATIVOS

 Mercados financeiros mais desenvolvidos, em que se negoceiam produtos derivados como contratos futuros, opções e forward.

edição
nº 484
todos
os números
glossário económico
APREGOAR

 Em linguagem econômica significa anunciar em pregão.
ver todos os termos »