Uma nova tabela de tarifas de água potável foi aprovada neste mês de Junho pelos ministérios das Finanças e da Energias e Águas, soube hoje a Angop.
Um Decreto Executivo dos responsáveis dos dois departamentos ministeriais, publicado a 12 de Junho, estabelece, entre outras, as categorias Doméstico Social, Doméstico Escalão 1, Doméstico Escalão 2, Comércio Serviços Todo Consumo, Indústria Todo Consumo e Chafariz Todo Consumo.
A Categoria Doméstico Social, para habitações com famílias de baixa renda, cujos consumos diários não ultrapassam os 166 litros/dia, pagará uma tarifa de 117 kwanzas por consumo variável de 0 a 5 metros cúbicos de água potável/dia , enquanto os cidadãos inseridos na categoria Chafariz Todo Consumo (Categoria tarifária que abrange clientes sem vínculo contratual com a fornecedora, uma das mais baixas) pagarão 105 kwanzas por todo consumo diário. Para a cobrança da água aos consumidores, o novo tarifário impõe às empresas de distribuição e comercialização de água potável a celebração de contrato de fornecimento de água potável e instalação e manutenção de equipamentos de medição