Pequenas e médias empresas ligadas à manutenção dos edifícios públicos mostraram na semana passada, na centralidade do Kilamba, município de Belas, em Luanda, durante a feira Nacional de Gestão Técnica de Manutenção Predial (ANEMP) as suas potencialidades e valências para manter as infra-estruturas limpas e proporcionar a durabilidade das mesmas.
A secretária-geral da Anemp, Arlete Ngola, alertou na ocasião, para a necessidade de se dinamizar a cultura predial dos municípios para garantir mais preservação dos edifícios.
“Há muitos edifícios em Luanda que estão a se degradar por falta de manutenção regular e o cumprimento das regras da construção civil nos imóveis”, disse.
Entre às expositoras esteve a SG services que apresentou processos de gestão eficiente, maximizando os resultados na utilização dos espaços, ambientes e instalações bem como soluções que abrangem todo o ciclo de vida dos edifícios e equipamentos, desde a consultoria e aconselhamento estratégico até a gestão e operação diária.
Segundo uma fonte ligada à empresa, a manutenção técnica, manutenção preventiva e a manutenção correctiva permitem a durabilidade, proporcionando a redução dos custos operacionais no serviço de manutenção.
A segurança é tida como elemento indispensável para manter a infra-estrutura intacta, por isso, a SGservices, apresentou aos moradores do Kilamba o sistemas de detecção e controlo de incêndios, acesso, inundações e procedimentos de evacuação.
Por outro lado, a Prometeus soluções integradas, também esteve representada no evento com produtos e serviços que permitem o cliente manter o ambiente limpo e estético. Onde expôs secador de mãos, dispensador de papel higiénico em material Inox.
A renomada empresa ThyssenKrupp elevadores com parte da sua política de segurança, saúde e meio ambiente assume o compromisso de manter a segurança em primeiro lugar, desde o processo de fabricação, manejo de resíduos, venda, instalação e prestação de serviços de assistência técnica de elevadores lá esteve.

Mais segurança
O vice-presidente de serviços da ThyssenKruppElevadores, Paulo Manfroi, defende que investir na segurança dos técnicos, que trabalham para manter os elevadores em condições funcionais é a prioridade para cumprir cabalmente com o seu papel na prestação de serviços para a satisfação de clientes.
E tem ainda como meta atingir a satisfação dos clientes, garantir a durabilidade com custos a depender do levantamento a ser feito pelos especialistas da empresa, refere uma fonte ligada à firma.
Um levantamento da empresa revela que, mais de 150 elevadores instalados nos edifícios do Kilamba incumprem o programa de manutenção exigido internacionalmente.
A Cultura de parceria, promovendo a procura contínua dos melhores e mais inovadores métodos com investimento na protecção do ambiente, foi defendida também pelos representantes da “Limpidus”, espelhando todo o material moderno para manter a casa limpa.