O secretário de Estado da Geologia e Minas, Jânio da Rosa Correia Víctor, participou, na passada quarta feira, em Espanha, num encontro de trabalho com os ministros espanhóis da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, e da Ciência, Inovação e Universidades, Pedro Duque, para analisar as principais acções de cooperação entre Angola e Espanha, no domínio da Geologia e Minas.

No encontro que decorreu na sede do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME), as partes reiteraram a intenção de incrementar os níveis de cooperação entre os dois países, particularmente, no "Terceiro Plano de Cooperação de Espanha com África", recentemente aprovado pelo governo daquele país.

Para Angola, a parte espanhola garantiu o acesso aos fundos de internacionalização disponíveis; o apoio na formação de especialistas e professores e a ampliação da cooperação numa base de igualdade entre as partes.

O referido encontro enquadra-se na "Jornada aberta de atracção de investimento mineiro para Angola" realizada em Espanha. Nela, participaram o embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos Agostinho, o director do Gabinete de intercâmbio, Luís Baptista António, o director-geral do Instituto Geológico de Angola, Canga Xiaquivuila e responsáveis do IGME e da empresa espanhola Impulso.