Pelo menos 100 responsáveis de associações de camponeses e cooperativas agro-pecuárias vão ser capacitados, a partir desta terça-feira, em Luanda, sobre boas práticas de gestão de cooperativas, anunciou, na cidade, o coordenador adjunto da organização, Geraldo Bassilua.
A iniciativa vai decorrer nos dias 15 e 16 de Maio corrente, em Viana e na Funda (Cacuaco), mediante a actualização de conhecimentos a 50 responsáveis de cada localidade, declarou o também engenheiro agrónomo e formador do seminário de capacitação de líderes e gestores das Associações e Cooperativas Agrárias sobre boas práticas nas cooperativas.
“Os elementos das boas práticas cooperativas devem ser actualizados e dados de uma forma contínua, pois o momento actual de crise exige, sobretudo, novas competências de gestão, de rentabilidade, de fontes de financiamento, com realce para o auto-financiamento”, sublinhou.
No seminário serão abordados temas como “Conceito, origem, princípios e valores Cooperativos”, “Legislação Cooperativa Vigente sobre (Lei 23/15, de 31 de Agosto) ”, “Plano e Rentabilidade da Produção”, assim como “Governança Cooperativa”.
Os seminários, a decorrer em Viana e Cacuaco, constam do plano de actividades da Unaca-Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola.
A Unaca-Confederação de Angola prevê capacitar os seus associados e cooperativistas nas 18 províncias.
A primeira capacitação realizou-se na província do Cuanza Sul, no início do segundo semestre serão beneficiados os filiados de Cabinda e de Benguela.