A província do Bengo perspectiva atingir a produção de 563.279 toneladas até 2022, contra as cerca de 236 mil toneladas de banana que são colhidas actualmente. Esta intenção foi manifestada durante os três dias da Feira da Banana de produção nacional que decorreu em Caxito, evento onde foram apresentadas as potencialidades que a província do Bengo possui, nos domínios da indústria, turismo, transporte, pescas, obras públicas, geologia e minas e agricultura, além de equipamentos e maquinarias utilizadas no processo de produção, processamento e comercialização. A Feira da Banana é uma iniciativa do governo provincial do Bengo em parceria com empresas privadas, e visa divulgar as potencialidades da produção agrícola da região.

Balanço
Por outro lado, cerca de 380 milhões de kwanzas foi o valor alcançado pelo volume de negócio dos três dias da Feira da Banana.
A informação foi avançada pelo presidente do conselho de Administração da Caxito Rega, João Mpilamosi, tendo realçado a presença de 250 expositores, com cerca de 12 mil visitantes.
Durante três dias, estavam expostos no certame produtos de várias paragens, com realce para a participação de representantes das província de Malanje, Benguela, Cuanza Sul e Luanda.
“As empresas que aqui estiveram dos vários sectores, como por exemplo, de máquinas e equipamentos, empresas que prestam serviços, seguradoras, instituições bancárias, tecnologia de informação e comunicação, tendo superado todas as expectativas”, revelou João Mpilamosi.
Foram gerados 100 postos de trabalho indirectos, “o que já é muito bom”, sendo
que foi possível criar negócios.
“Tivemos representação internacional, tendo em conta que as cinco empresas vieram todas de um único país, Portugal, o que já é muito bom e pensamos que no próximo ano 2020
vamos também superar”, disse.

Perímetro irrigado
Criada em 2008, o Perímetro Irrigado de Caxito tem uma área total de 4.626 hectares, dos quais 1.100 reservado à produção de banana e 2.500 hectares irrigáveis.
Este ano o perímetro prevê produzir 300 toneladas de produtos diversos.
O Perímetro Irrigado de Caxito conta com duas grandes fazendas (Novagrolíder e TuriAgro), sete pequenas e médias empresas, uma associação de ex-militares e pequenos produtores
(camponeses isolados).