Cerca de 225 milhões de kwanzas foram aplicado para a implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza no município da Ecunha, na província do Huambo.
As acções do programa de combate a pobreza visam proporcionar o bem-estar a milhares de habitantes, segundo o administrador da circunscrição, Emitério Tiago.
No quadro do mesmo programa constam a reabilitação de várias infra-estruturas sociais, o melhoramento do fornecimento de energia eléctrica, água potável com objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações.
Emitério Tiago afirmou que diversas obras de impacto social já foram executadas desde o início do programa, sobrepondo que até a presente data as obras incidiram na construção de escolas com seis salas de aula cada, centros e postos de saúde, casas para os técnicos, melhoramento das vias de comunicação, parques infantis, campos polivalentes, sistemas de captação e distribuição de água potável e de energia eléctrica.
Sublinhou entre muitos aspectos, o programa de criação da merenda escolar que tem sido um sucesso tendo chamado atenção aos gestores sobre a necessidade da apresentação de acções viáveis, que coadunam com a estratégica do Executivo, principalmente aquelas que favoreçam as camadas mais desfavorecidas da população.
O administrador municipal apontou, por outro lado que prevê-se em breve, a recuperação das pontes e pontecos e outras infra-estruturas sociais na comuna do Chipeio.
“A reabilitação do troço rodoviário entre a sede municipal e os demais sectores é outro plano em curso na circunscrição, que depois de concluído poderá melhorar a circulação e facilitar as trocas comerciais na região,” certificou Emitério Tiago.
A construção de chafarizes, bem como a montagem de sistemas de captação e distribuição de água constam entre as prioridade das autoridades locais.