Vários equipamentos agrícolas foram entregues na passada, segunda-feira, na localidade do Kissomeira, município do Dande, província do Bengo, pelo ministro da Agricultura, Marcos Alexandre Nhunga, ao governo provincial, no âmbito do incentivo e desenvolvimento da actividade agrícola na região.
Dos meios entregues à cooperativa agrícola constam 14 tractores, com as respectivas alfaias para a constituição de duas brigadas, 120 toneladas de adubo, catanas, enxadas, limas e sementes de milho melhorado, para campanha agrícola 2017/2018.

Aumentar a safra
Ao intervir no acto de entrega, o ministro da agricultura, Alexandre Nhunga, frisou que o sector está a proceder a entrega de meios agrícolas para que se aumentar os níveis de produção, contribuindo na melhoria da dieta alimentar e conseguir rendimentos
para sustentar as famílias.
O Ministério da Agricultura atribui uma importância especial a localidade do Kissomeira pelo facto dos camponeses locais terem demonstrado nos últimos anos, um engajamento muito forte na produção de milho em grande escala.
A comunidade do Kissomeira possui uma área de cultivo de 10 mil hectares e tem a capacidade para produzir mais de 50 mil toneladas de milho. Esta produção permite produzir ração para aumentar o número de frangos,
ovos e carne de porco.
A cooperativa do Kissomeira com 900 hectares de terras preparada, controla dois mil membros dos quais 1.650 são mulheres. Na última campanha agrícola a cooperativa colheu cerca de 15 toneladas de milho. A cerimónia de entrega de equipamentos agrícolas foi testemunhada pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda.