Trezentas cabeças de gado bovina de raças diversas e importadas da Namíbia serão distribuídas pela Cooperativa Agro-pecuária do Planalto de Camabatela (COPLACA) aos criadores do município de Ambaca, província do Kwanza-Norte, no quadro de uma iniciativa de fomento da actividade agro-pecuária.

O facto foi anunciado pelo presidente do conselho de direcção da Coplaca, Rui Cruz. Referiu que os animais serão distribuídos no âmbito de um protocolo de cooperação com o Instituto dos Serviços Veterinários de Angola, no quadro de um projecto de fomento da produção agro-pecuária do planalto de Camabatela.

De acordo com o responsável, a distribuição dos referidos animais aos produtores locais deverá ocorrer a partir do princípio do próximo ano.

“Temos um protocolo com o Instituto dos Serviços Veterinários, com o qual vamos reanalisar a quantidade de gado que podemos distribuir, no quadro das medidas de fomento e aumento da capacidade pecuária do planalto de Camabatela”, esclareceu o responsável.

Potencialidades
Por seu turno, o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fernando Humberto Mesquita, referiu que a província do Kwanza-Norte conta com uma população bovina de 14. 349 cabeças localizadas no município de Cambambe e 5. 730 cabeças em Ambaca.

Assegurou que as municipalidades de Cazengo (capital da província) contam com 128 animais, Samba Caju com 840, Lucala com 67, Kiculungo com 22 e Banga com 17. O planalto de Camabatela compreende os municípios de Ambaca (província do Kwanza-Norte), Kalandula (Malanje) e Negage ( Uíje).