Os primeiros ensaios da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da vila do Dondo, sede municipal de Cambambe, na província do Cuanza Norte, foram realizados na passada segunda-feira, num acto testemunhado pelo governador local, Adriano Mendes de Carvalho.
O projecto que entra em funcionamento ainda este ano, terá uma capacidade instalada para produzir 100 metros cúbicos de água por hora, e poderá fornecer o precioso líquido a cerca de 20 mil habitantes.
O director da empresa Ambersol, Francisco Manuel Neto Venda, responsável pelos trabalhos, garantiu que a empreitada está na fase final.
O projecto da construção da ETA, consiste na substituição das bombas de captação de água, reabilitação da estrutura completa de captação antiga, construídas há mais de 20 anos, colocações de novos tanques reservatórios com capacidade de mil metros cúbicos.
A iniciativa visa, igualmente, a colocação de mil ligações domiciliárias e 38 chafarizes na vila do Dondo.
O projecto de requalificação arrancou há cinco anos, no âmbito da substituição da antiga rede já obsoleta com mais de 60 anos, a ser financiado pelo Governo angolano.
Com o fornecimento e distribuição de água potável ao domicílio, com a entrada em funcionamento da nova Estação de Tratamento de Água.
Há mais de sete anos que os moradores da vila do Dondo deixaram de ver a água a jorrar nas suas torneiras, ao longo deste tempo os mesmos consomem água não tratada retirada directamente do majestoso rio Kwanza.