Cerca de 75 estudantes da escola rural de capacitação e ofícios “Cidadela Jovens de Sucesso de Cabiri” concluíram, recentemente, no município de Icolo e Bengo, em Luanda, um curso sobre transformação e conservação de produtos hortícolas, ministrado pela agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


A formação, que decorreu de 27 Junho a 1 de Julho, visou capacitar os estudantes sobre métodos e técnicas de transformação e conservação de hortícolas ou alimentos produzidos no centro de formação, de forma a evitar-se desperdícios.

Cursos profissionais
Falando à Angop, o director-geral da instituição, Miguel Júlio, informou que a escola, além das aulas académicas que vão da 7ª à 9ª classe, ministra cursos profissionais nas áreas de carpintaria, serralharia, electricidade e agropecuária.

“Além da formação académica e profissional, os jovens são formados para serem homens na sociedade, com doutrinas religiosas ministradas pelos padres salesianos, que contribuem na gestão da escola”, disse o interlocutor.
Os estudantes produzem hortícolas, essencialmente para o sustento da escola, e que para essas não se estragarem após a colheita, solicitaram à FAO tal formação, no âmbito de uma cooperação existente entre as instituições.
O responsável realçou, neste contexto, que o estabelecimento de ensino tem uma área para cultivo, pecuária e um aviário que também produz ovos.
Segundo o gestor, os 75 estudantes são os primeiros formandos desta instituição que foi criada há três anos pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social (MAPTESS).
Miguel Júlio informou ainda que a escola possui 60 funcionários e acolhe 200 estudantes, sendo 140 em regime de internato e 60 externos, sendo o grupo integrado maioritariamente por habitantes da região de Cabiri e os restantes proveniente de outros municípios de Luanda.

Prioridade
Relativamente ao acesso dos estudantes à instituição, salientou que a prioridade recai a pessoas originárias de famílias desfavorecidas. “Os estudantes são indicados a partir das administrações municipais e distritais de Luanda, mas também tem jovens oriundos de outras regiões de Angola.

A escola rural de capacitação e ofícios “ Cidadela Jovens de Sucesso de Cabiri “ é a única instituição do género no país e está situada na comuna de Cabiri - uma das cinco do município de Icolo e Bengo.